Realização:

  • Princípios

Dentre as ações, visamos contribuir com a formação de estudantes da graduação da UFU, tendo em vista a Resolução de nº 7, de 18 de dezembro de 2018, com ênfase nas possibilidades de vivenciarem os conhecimentos da área de formação e contribuírem com as ações a serem efetivadas no projeto.

 

  • Projetos

 

O programa Diário de Ideias é amplo que engloba diversas ações e projetos que estão sendo realizados a todo vapor pela nossa equipe.

Os projetos são:

 

Educação Ambiental e Diário de ideias: entrelaces para a formação cidadã

Ação que emerge observações dos temas de interesse de estudantes em processo de aprendizagem da leitura e da escrita, pela criação de brinquedos e materiais diversos, utilizando resíduos que seriam descartados no lixo. Desta forma, propomos um trabalho no âmbito da Educação Ambiental, para escolas que atendem a Educação Básica, como uma forma de prática educacional sintonizada com a vida da sociedade e fornece uma série de estratégias para a promoção do protagonismo estudantil. Reconhecemos que este trabalho pode ser efetivado tendo em vista as possibilidades de criação dos estudantes mediante o próprio cotidiano experienciado, atuação sobre problemas relacionados às questões ambientais, bem como favorecer a atuação dos estudantes de forma efetiva, em ações que contribuam para o cuidado com o meio ambiente, em que todos possam se sentir pertencente e sujeitos.

 

Diário de ideias: comunicação, expressão e criação na arte de ler e escrever

O objetivo do presente Projeto é garantir um espaço-tempo de comunicação, criação, em meio a troca de ideias, mediante o que emerge no cotidiano de diferentes escolas que atendem a Educação Básica, tendo em vista as ideias e experiências que são compartilhadas na sala de aula, entre estudantes, professores e familiares, em diferentes escolas, seja da mesma cidade, ou mesmo em distintas regiões do Brasil e com outro países do mundo. Com uma proposta de composição do site Diário de ideias e do Jornal de ideias, que terão como base a comunicação e expressão de estudantes da Educação Básica, bem como buscaremos formas de compartilhar ideias que possam contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A ideia deste projeto é ampliar os espaços de comunicação e expressão de estudantes, trazendo também o levantamento de temas que são comuns, problemas identificados e a busca de soluções ou mesmo a divulgação de ideias que possam contribuir com outras realidades, constituindo uma teia de saberes, uma rede viva de conhecimento. Para isso, buscaremos recursos tecnológicos para alcançar os objetivos propostos. Também propomos a organização virtual de um espaço para o registro dos processos autorais da implementação da proposta do Diário de ideias por diferentes professores em distintas escolas e a criação de modalidades virtuais para expandir o trabalho com a metodologia do Diário de ideias para outras escolas. Transcender territórios é quebrar barreiras e buscar formas de estarmos conectados com tantos outros e contribuir cada vez para a formação do Cidadão Global, buscando inovar nas formas e canais para concretizar o diálogo expandido, para além dos muros da escola.

 

“CD Diário de ideias”

A gravação do CD Diário de ideias tem como objetivo musicalizar elementos da metodologia do trabalho com o Diário, trazendo mais uma possibilidade de linguagem para ser desenvolvida com toda a comunidade escolar, para que possa inspirar ainda mais a viver o espaço-tempo de aprender como um processo autoral e protagonista, com criatividade. Para isso, as músicas serão compostas a partir das ideias e dos registros das crianças nos diários, bem como por meio de rodas de diálogos que envolvam a expressão das crianças sobre o trabalho vivenciado com o diário. Contaremos com a participação de professores, estudantes e familiares para o trabalho de composição das letras das músicas, bem como para gravação das músicas. Ideia que surge a partir da observação das crianças, da forma como trazem a música como elemento fundamental para a formação do ser humano e pela presença da música no dia a dia das crianças.

 

Formação de professores

Tem como objetivo contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, abrangendo a utilização de uma metodologia que resguarda a participação autoral e protagonista dos estudantes, professores e familiares. Projeto que integra o Convênio firmado entre a Eseba/UFU e o CEMEPE, no qual temos como objetivo principal promover formação de professores e contribuir com a implementação da proposta metodológica do Diário de ideias, em turmas de 1º ano do ensino fundamental, podendo ser ampliado para 2º e 3º ano, da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. Surge a partir de convites à professora Dra Luciana Soares Muniz (Eseba/UFU), tendo em vista o Prêmio Nacional, bem como pela contribuição desta metodologia, para a o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Convites realizados por gestores, professores e demais profissionais da educação da rede pública e privada, dentre os quais destacamos o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, para promover formação para professores, bem como implementação da proposta em escolas da Rede Municipal de Ensino. Diante dos convites e da efetividade e fundamentação teórica que abarca este trabalho com o Diário, compreendemos que não basta um único momento de diálogo para implementar uma proposta metodológica, mas sim, de um programa que contemple uma formação e ações mais amplas que contribuam para a implementação da metodologia.

  • Equipe

 

A equipe do programa Diário de Ideias é grande, porquê entendemos que ideias se complementam. Minha ideia fortalece a sua e vice-versa e assim, novas ideias mais potentes surgem. 

Temos uma coisa em comum, que nos une: O amor pela educação.

Coordenação e coordenação de apoio:

Professora Luciana Soares Muniz
Professora Vaneide Dornelas
Professora Lucianna Ribeiro

Colaboradoras:

Professora Albertina Mitjáns Martínez
Professora Adenilce Oliveira Souza
Professora Ana Maria de Freitas
Professora Mônica de Faria e Silva

Professora Juliene Madureira Ferreira
Professora Elizabet Rezende de Faria

Estagiários:

Aline Borges
Andrezza Giffoni
Guilherme Dias
Karyna Oliveira

Marcus
Maria Eduarda
Maria Eugênia
Paulo César

Professoras Multiplicadoras:

Professora Alzira Ribeiro de Sousa Mendes
Professora Cristiane Rosa Fernandes
Professora Renata Lucia Guerra

Cemepe:

Professora Marilaine Oro Mayer
Professora Regina Garcia Giaretta
Professora Divina Lucia de Sousa

Professores Ministrantes:

Professora Paula Faria Amaral
Professora Pâmela Faria Oliveira
Professora Juliene Madureira Ferreira
Professora Albertina Mitjáns Martínez
Professora Myrtes Dias da Cunha

Professora Núbia Silva Guimarães Paiva
Professora Lavine Rocha Cardoso
Professora Beloní Cacique Braga
Professora Lucielle Farias Arantes
Professora Mariane Ellen da Silva
Professor Johnatan Augusto C. Alves 

Professora Clarice Carolina Ortiz de Camargo

Professora Ariane de Souza Siqueira 

Participação especial:

Cantor e compositor Luiz Salgado

 

Agradecemos imensamente a parceria e colaboração da BioGenetics, que possibilitaram a criação da linda camiseta da Equipe Diário de Ideias! Contamos com o apoio essencial da SICOOB ARACOOP para a realização desse CD! Somos muito gratos a essa parceria!