Expressar, comunicar, trocar
O universo da experiência de ler e escrever


Experiências de leitura e escrita

  • Como a escrita está presente no cotidiano escolar e na vida da criança?
  • O que as crianças lêem e escrevem no contexto escolar e em outros contextos sociais?
  • A expressão da criança pela escrita está presente nas ações da escola como um todo?
  • Para quem as crianças escrevem?
  • Por que as crianças escrevem?
  • Com quem as crianças lêem e escrevem?

Teia de experiências


Metodologia Investigativa – Projetos

A metodologia investigativa é uma proposta de tornar o trabalho com os conteúdos curriculares um processo experiencial para a criança. Para isso, a base são as dúvidas e hipóteses dos aprendizes sobre o que aprendem no contexto escolar.

Para além do conteúdo curricular, estão outros temas de interesses diversos das crianças que fazem parte do contexto da sala de aula. Neste ponto, recorremos à escuta sensível dos participantes do projeto para organização do caminho a ser percorrido para aprender.

Desta forma, podemos efetivar um trabalho que valorize a expressão autêntica do aprendiz.

Dentre as ações do projeto, está o espaço para a composição do jornal da turma, no qual serão inseridas notícias de experiências vividas pelas crianças no contexto escolar e/ou extraescolar. A publicação do jornal poderá ocorrer mensalmente e contará com os familiares, professores e colegas de outras turmas como leitores.


Parceiros da Escola

PARCEIROS NA ESCOLA: FAMÍLIA E ESCOLA JUNTOS NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER DAS CRIANÇAS

O projeto tem como foco central possibilitar e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, com a participação da família na escola.

Como metodologia, utilizamos o diálogo com os envolvidos no projeto, crianças, familiares e professores, para a elaboração e planejamento dos momentos que serão experienciados pelos familiares na escola. Neste processo, constituímos um espaço formativo de troca de experiências, saberes e orientações sobre as atividades que serão realizadas em casa pelas crianças, contribuindo para o protagonismo dos aprendizes em suas produções e na busca por novas aprendizagens em seu cotidiano.

Nesta experiência educativa, no processo formativo com as famílias, intentamos contribuir com as possibilidades do aluno exercer a leitura e a escrita como formas de expressão de ideias e sentimentos.


Espaços de Comunicação – Escola na cidade

O objetivo desta proposta é criar espaços de comunicação no contexto escolar e em locais específicos da nossa cidade. Participa desta experiência educativa o trabalho com textos de uso cotidiano da criança, compondo um trabalho efetivo com o conhecimento e produção de gêneros textuais.

Neste trabalho, fazemos investigações com os aprendizes dos ambientes da escola que podem ser utilizados para expor ideias e favorecer a troca de experiências e saberes diversos, assim como de locais da cidade que podemos efetivar alguma ação educativa que conte com a autoria das crianças em suas produções escritas. Em seguida, a turma assume a responsabilidade de alimentar o ambiente escolhido e acompanhar o processo com observações e apreciações de suas próprias produções e dos colegas da escola como um todo.

Constitui um trabalho de efetivar a escrita e a leitura como processos de expressão e comunicação, assim como tornar a escola um “contexto de aprendizagem”, termo elaborado por Muniz (2015), de constituir a escola um espaço formativo em todos os seus ambientes, ou seja, constituir uma comunidade educativa em que todos participem efetivamente do processo de aprendizagem da leitura e da escrita.


CriATIVA Criança – Oficinas de Leitura e Escrita – Espaço brincante de criações mirins

O objetivo da presente prática é contribuir com o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, pelo protagonismo da criança nas ações de ler e escrever. Desta forma, a criança terá contato com diferentes recursos materiais, assim como livros diversos, e outros, bem como diferentes suportes como folhas em branco, quadro verde de giz, tabletes e outros, para que possam pensar e exercer a escrita de forma plena, em uma experiência de leitura e escrita autoral.

Um Espaço Brincante com suas ideias, sua imaginação e curiosidade, em um contexto de músicas, dramatizações, danças, brincadeiras diversas que envolvam a experiência com a leitura e a escrita. Também almejamos para este espaço uma proposta de ateliê, que envolve a necessidade de cada criança em criar algo do seu interesse a partir da escrita e da leitura. Para isso, os aprendizes são convidados a escolher o que será criado, planejar as ações para a efetivação de sua criação e avaliar todo o processo.

Nesta experiência educativa podemos oportunizar um contexto em sala de aula de incentivo à curiosidade, o questionamento, a busca de assumir metas, a necessidade de atuar com suas próprias elaborações de modo reflexivo e crítico, em um clima de segurança, confiança e exigência.


Diário de Ideias

O instrumento Diário de ideias foi elaborado por Muniz (2015) e será utilizado como um diário de bordo das crianças, para registros espontâneos que envolvem diferentes possibilidades de registros de novas ideias sobre o processo de aprendizagem, envolvendo, dentre outros elementos:

escrita de palavras, frases ou textos, de contextos diversos experienciados pela criança, de criação de novas palavras, de histórias que também podem ter sido transformadas, registros de curiosidades, gostos, preferências, interesses por temas diversos para pesquisas e das elaborações pessoais a partir da pesquisa realizada.

O diário contribuirá para o processo de autoavaliação de cada aprendiz, tendo em vista seu caminho de aprendizagem, constituindo um recurso fundamental para que possamos, juntos, refletir sobre o processo de ensino aprendizagem e propor novas possibilidades de ações. Assim como um instrumento que instiga a criação literária na criança, como uma possibilidade de comunicação com o outro de suas ideias próprias, novas e que podem transcender o que está posto.​


Colcha de retalhos – linhas de experiências

A experiência educativa “Colcha de retalhos – linhas de experiências” tem como objetivo promover momentos de diálogos com a turma sobre as experiências vividas pelos aprendizes em diferentes contextos sociais e a criação literária por meio da expressão detalhada de imagens e sentimentos, em um processo de registro artístico, em que cada criança poderá sentir a necessidade da escrita, em registros livres. Para este momento da roda de conversa, cada criança poderá utilizar

Desta forma, formaremos rodas de conversa sobre uma colcha de retalho, sendo a mesma construída a partir de retalhos de tecidos que cada aprendiz levará para a sala de aula e outra apresentada pela professora. A colcha também será composto por pinturas das crianças em pedaços de tecido – algodão cru. Nossa inspiração para esta proposta pedagógica, se encontra em Paulo Freire, Tolstoi, Vigotski e Freinet, e visa contribuir para que a criança elabore e forme uma língua literária própria e sinta a necessidade de exercer a escrita e a leitura mediante suas narrativas.

Desta forma, a turma terá um caderno de registro das informações dos diálogos que considerarem mais relevantes, sendo um espaço de escrita das curiosidades, aprendizagens, novidades e elementos que queiram investigar ou mesmo divulgar. Por isso, o caderno da sala formará parte de um painel denominado “Agenda da turma”. Neste painel a turma poderá fazer programações de experiências diversas e acompanhar o tempo para que o agendamento se concretize.

Dentre as ações desta roda de conversa, está o espaço para a composição do jornal da turma, no qual serão inseridas notícias de experiências vividas pelas crianças no contexto escolar e/ou extraescolar. A publicação do jornal poderá ocorrer mensalmente e contará com os familiares, professores e colegas de outras turmas como leitores.


Site interativo

O presente site será elaborado conjuntamente com as crianças, tendo em vista seus interesses, gostos e preferências. O objetivo é organizar um espaço de publicação das produções autorais das crianças e constituir uma comunidade educativa para leitura e divulgação coletiva do que é produzido no âmbito da escola.

Também constitui um espaço formativo para novas aprendizagens, descobertas, dúvidas e trocas de saberes e experiências. Desta forma, podemos instigar na criança o desejo e a necessidade de utilizar a escrita como forma de expressar suas ideias.

Nesta experiência oportunizamos lugar para a exploração e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, como possibilidades de busca por novas aprendizagens, troca de experiências e comunicação, assim como propomos um processo de formação com as família e aprendizes de orientação para a leitura de todo o material disponível no site como fontes para reflexão, imaginação e transcendência do que está posto.


Problematutando – Fórum de Diálogo

O objetivo da presente prática é favorecer o diálogo e a troca de ideias sobre temas que perpassam o cotidiano das crianças no contexto escolar. Desta forma, os aprendizes são convidados a resolver problemas dos mais variados tipos, em meio a hipóteses de resolução.

Participam desta atividade temas como: conflitos experienciados pelo grupo, questões que envolvem problemas numéricos, dentre outros. Portanto, cada problema é pensado no âmbito coletivo, discutido, debatido e proposto uma resolução pessoal, que pode ser registrada por meio de poesia, escritas diversas, operações matemáticas, desenhos e outras formas.

Consiste em um espaço de avaliação das demandas, dos conflitos, das facilidades e dificuldades e outras questões que perpassam os sistemas de atividade-comunicação e demais elementos do processo de ensino e aprendizagem no âmbito da escola. Neste processo, enfatizamos a avaliação e a autoavaliação como processos de aprendizagem em que o aprendiz se compromete com o seu trabalho em uma perspectiva de trabalho colaborativo.

Nesta experiência educativa compreendemos que as relações no contexto escolar poderão ser organizadas com base no respeito às diferenças, com alto nível de exigência, tendo em vista as potencialidades das crianças.


Envelope Surpresa

A proposta do trabalho com o “Envelope Surpresa” é proporcionar um momento de brincar com palavras, frases, textos, imagens e muitas outras possibilidades de linguagens que participam do repertório infantil.

Semanalmente, cada criança receberá um envelope que contém seu nome e dentro do mesmo uma informação surpresa, que poderá ser por meio de uma palavra, frase, texto, desenho ou outra linguagem. O desafio é realizar a leitura da palavra, explorando diferentes possibilidades investigativas: observação do contexto de aprendizagem (cartazes da sala de aula, materiais para leitura e outros), diálogo com a professora e outras estratégias que as crianças necessitarem recorrer.

Após a descoberta da informação que há dentro do envelope, propomos uma brincadeira que envolva a utilização do que descobriram. Ex.: A turma estava envolvida como tema animais. Cada envelope continha o nome de um animal. Depois da descoberta, na roda de conversa, as crianças imitavam o animal. A proposta é sempre diversificar as ações que serão realizadas com as informações do envelope, trazendo a importância da linguagem como meio de comunicação.