Homenagem:
2. expressão ou ato público como mostra de admiração e respeito por alguém.

Nasce, junto às primeiras organizações sociais, observações sobre a necessidade do homem viver em sociedade. Aristóteles dizia que esta é a finalidade do ser humano, algo tão essencial que faz parte de quem somos. 

Falar em homenagem, é reconhecer a necessidade que temos uns dos outros, é se posicionar publicamente a favor da coletividade, do trabalho em equipe, é dizer que sozinho (a) não se chega e que juntos(as) o caminho fica bonito, afinal, as conquistas são parte pequena da história, o que contam nos livros, o que causa arrepios é o caminho, são as partes de vida que fizeram sentido com outras pessoas.

Esse é um espaço muito importante, porque aqui, prestamos homenagem a todos que fizeram parte desse trabalho e que nos inspiram à continuar trilhando caminhos, sendo com outros.

Fernando González Rey

Com muita honra e com imensa gratidão, que fazemos esta homenagem ao
professor Fernando González Rey. Gostaria de mencionar o agradecimento da esposa
Albertina, filhos e amigos do professor Fernando, a este momento organizado pela
Universidade Federal de Uberlândia e em especial, pela Escola de Educação Básica/UFU
à vida e obra do professor Fernando González Rey. Agradecimento especial aos
organizadores do II SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A DISTÂNCIA – SEMEAD, por contribuir e oportunizar esta homenagem. Recebemos
em muitas ocasiões o professor Fernando em nossa Universidade, assim como efetivamos
estudados e pesquisas que contavam com sua profunda obra ao campo da Educação,
Psicologia e áreas afins, abrangendo práticas pedagógicas implementadas na educação
básica, que contam com contribuições da Teoria da Subjetividade, da Epistemologia
Qualitativa e da Metodologia construtivo-interpretativa produzidas pelo nosso querido
professor Fernando.
Um exemplo de ser humano, presente, guerreiro, sábio, forte e amigo. De forma
pessoal, conheci o professor Fernando González Rey a partir da indicação de suas obras
pela querida professora Myrtes Dias da Cunha, que nas orientações do mestrado, trouxe
a importância deste autor para nosso trabalho e para o âmbito da educação, psicologia e
áreas afins. A partir da leitura do livro “Sujeito e subjetividade: uma aproximação
histórico-cultural (GONZÁLEZ REY, 2003)” fui admirando a profundidade teórica, a
forma criativa e inovadora do autor como sujeito da escrita.
Destaco o período do meu doutorado marcado pelo encontro com grupos de
pesquisas que eram fontes de inquietações, em momentos intensos de aprendizagem e
desenvolvimento, que envolviam observar a forma calorosa, enfática, confrontadora e
vivaz com que o professor Fernando conduzia as reuniões. Ele conseguia nos fazer
presentes e possibilitava nossa atuação como sujeitos do espaço-tempo dos estudos.

Momentos intensos de trabalho marcaram nossos encontros, como a escrita de
capítulos, artigos e outras produções e participação em eventos científicos. Processos
repletos de discussões, reflexões, trocas de ideias, pois uma forte característica do
professor Fernando era tornar todo encontro uma oportunidade de aprendizagem e de
desenvolvimento.
Ressalto a forma incentivadora, forte, confiante no outro, com que o professor
Fernando atuava. Conhecedor da complexidade do desenvolvimento da subjetividade,
Fernando me instigou, em parceria com a professora Albertina, a assumir, em mais um
momento lindo da minha vida de ser mãe pela terceira vez, a busca por compreender o
desenvolvimento da subjetividade na vida da criança, de entender quando e como começa
a se constituir a subjetividade, dentre outras inquietações.
Um processo de parceria que sentimos enquanto pesquisadores, estudantes e
amigos, em que a própria premiação que recebi no 11o Prêmio Professores do Brasil com
o trabalho Diário de ideias, foi fruto dos estudos que envolveram as obras do nosso
querido profesor Fernando, por quem expresso gratidão e estendo o mesmo
reconhecimento à querida professora Albertina. Felicidade completa por ter partilhado
este momento com nosso querido mestre, quem pôde vibrar comigo com nossa conquista.
O professor Fernando conhecia cada pesquisador, cada estudo realizado e sempre
invitava contribuições. Sou extremamente grata pelo seu aceite de escrever o prefácio do
livro de minha autoria e da professora Albertina “Aprendizagem criativa da leitura e da
escrita e desenvolvimento: princípios e estratégias do trabalho pedagógico (MUNIZ;
MITJÁNS MARTÍNEZ, 2019)”. Prefácio escrito em meio ao momento de conviver com
a sua doença em 2019, mas que dentre tantas demandas, efetivou a escrita e trouxe sua
forte contribuição ao nosso livro, o qual foi tecido com base em sua teoria.
Agradeço imensamente pela oportunidade de conhecer e viver a experiência
subjetiva de ler suas obras, pela oportunidade de encontro com a compreensão da
subjetividade como um processo especificamente humano, com ênfase ao caráter gerador
da pessoa sobre as experiências vividas. Uma marca para buscarmos ser sujeitos na vida,
em nossas ações e poder abrir novas zonas de desenvolvimento subjetivos, atuando como
autores e protagonistas no mundo. Gratidão por me oportunizar entrelaçar e alicerçar uma
concepção de aprendizagem criativa da leitura e da escrita, da qual ressaltamos o
potencial que este aprendizado tem para o desenvolvimento da subjetividade da criança,

aprendizado que vai além dos aspectos intelectuais que dela participam, em que a
implicação emocional ocupa um lugar central. Todo este conhecimento faz parte da minha
vida e constitui um diferencial para ser pesquisadora como professora nos anos iniciais
do ensino fundamental.
Desta forma, estamos diante da riqueza que a obra de González Rey, em especial
ao campo da aprendizagem da leitura e da escrita, tema especial do presente evento,
trazendo e resgatando em cada um de nós, aquilo que acreditamos para uma educação
mais humana e singular. Estendo todo este agradecimento à querida Professora Albertina
Mitjáns Martínez, orientadora e amiga, pela oportunidade de trilharmos juntas os
caminhos de pesquisa e de práticas pedagógicas que edificam as múltiplas possibilidades
da riqueza das obras do nosso inquieto investigador ao campo da educação, em especial.
Tal como reconhecido em homenagem realizada em seu país, Cuba, em julho
deste ano, no âmbito do XXXVII Congresso Interamericano de Psicologia, em momento
representado por Daniel Magalhães Goulart:
“Fernando deixa uma obra vasta, potente e criativa, expressa em 33 livros, 76
capítulos de livros e 131 artigos científicos em periódicos de diferentes partes do mundo.

Se dedicou à construção de uma teoria da subjetividade em uma perspectiva cutlural-
histórica, assim como à construção de uma Teoria da Subjetividade em uma perspectiva

cultural-histórica, assim como da Epistemologia Qualitativa e à metodología
construtivo-interpretiva, como referentes para avançar nos estudos sobre os procesos
subjetivos. Suas contribuições têm especial valor para os campos da educação, saúde,
psicoterapia e psicología social. Assim mesmo, seu profundo estudo da psicología
cultural-histórica e as bases espistemológicas e metodológicas da psicologia permitiu
também uma importante contribução para uma análise crítica e criativa dos autores
soviéticos e seus desdobramentos no ocidente, assim como para reflexões e construções
inovadoras sobre a investigação qualitativa.
Sem dúvidas, Fernando foi um grande autor, porém foi também um grande pai,
esposo, amigo e, sobretudo, um grande ser humano. O legado acadêmico e vital de
Fernando foi e segue sendo inspirador. Agora, ele vive no coração daqueles que muito o
queriam e sua obra segue viva pelo entusiasmo e a responsabilidade do grupo de
investigação criado por ele e pelas diversas pessoas que tiveram e têm a oportunidade de
inspirar-se em suas ideias.

Embora tenha passado as duas últimas décadas de sua vida no Brasil, Cuba
permaneceu como o país de seu coração e a terra onde teria escolhido para passar seus
últimos dias. Sua vida, sua obra e sua generosidade nos fazem sentir eternamente gratos
por sua existência.”
Com gratidão,
Profa Dra Luciana Soares Muniz (Escola de Educação Básica/UFU) – 12/08/2019

GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-
cultural. São Paulo: Thomson, 2003.

MUNIZ, Luciana Soares; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Aprendizagem criativa
da leitura e da escrita e desenvolvimento: princípios e estratégias do trabalho
pedagógico. Curitiba: Appris, 2019.