• Introdução

O Diário de Ideias é uma ferramenta que oportuniza, de forma lúdica, o registro de ideias e experiências. 

O Diário pode ser vivenciado por nós, em qualquer idade e de diferentes formas. Por ser um espaço investigativo, convida os adultos a sentirem o mundo com “Verdes Orelhas” e marcar no Diário o que vive, sente, cria e tantas outras coisas que resguardam nossa singularidade e nosso registro no mundo. Nos convida também a partilhar com o outro nossas ideias e criar uma colcha de retalhos com tantas ideias juntas e de uma utilidade diversa para o mundo.

Separamos aqui algumas dicas que podem inspirá-los e no final, gostaríamos muito de ver suas ideias! 


  • Dicas

Download do Diário de Ideias

Para ter o Diário é bem simples, é só juntar um punhado de folhas A4 (O ideal é que sejam folhas de diferentes cores) e baixar o arquivo que contém a capa, contra-capa e fundo do diário. 

Montar o Diário é bem simples olha só:

Clique aqui para baixar a capa do seu diário

Diário de Ideias Virtual

Você já se perguntou: De onde vêm as ideias?
Bom, ideias nascem de experiências, coisas que vivemos no nosso dia a dia e por isso anotamos tudo no nosso Diário de Ideias! 

E se você pudesse anotar direto do seu computador? 
E se você quiser colocar uma foto do celular no seu diário?
Agora você pode fazer isso e muito mais usando o Diário de Ideias Digital!

Clique na imagem abaixo para fazer o Download

Diário de Ideias para a família

Um diário para a família é uma ideia especial criada para contribuir ainda mais com os registros das ideias, das brincadeiras, das histórias, das receitas culinárias, ou seja, das muitas experiências que já viveram juntos. Tenho certeza que vocês têm muitas ideias e experiências que já viveram e inventaram para registrarem aqui! Também sei que vocês tem muitas outras ideias e experiências que ainda viverão e que poderão trazer para este diário. 

Aproveitem este diário para viveram mais momentos juntos, de definirem o que será colocado aqui, o como será registrado e o que será compartilhado!

Clique na imagem abaixo para fazer o download

 

Dicas para o Diário

. Personalize seu diário;
. Busque ideias em coisas que você gosta de fazer;
. Seja criativo e sinta-se livre, o diário é seu!

Separamos vídeos que algumas pessoas que já usam o diário gravaram, e que podem te dar boas ideias. Confiram:

 

 

Exemplos

Claro que as professoras e professores também têm o seu próprio diário! Algumas queridas professoras do Programa, que atuam como multiplicadoras do diário de ideias, que fizeram formação para implementação do mesmo em sala de aula, gentilmente disponibilizaram fotos dos seus diários para servirem de inspiração para você! Cada um desses registros carrega muitas emoções e muitos aprendizados, vamos respeitar e valorizar isso com carinho.

 

A colcha de retalhos

Existe um momento em sala de aula que é essencial para o projeto: a roda na colcha de retalhos, em que as crianças e professores compartilham suas ideias.

Então, criamos uma colcha virtual para que você compartilhe suas ideias e experiências! Vamos lá?