-
Grupo de pesquisa cadastrado no diretório do CNPq – Criatividade, aprendizagem e subjetividade
Os estudos do grupo inserem-se na compreensão da criatividade no processo de aprendizagem, bem como dos diferentes tipos de aprendizagem e ênfase na subjetividade e seu desenvolvimento. Suas principais repercussões: – Investigação no contexto escolar que envolvem a emergência da criatividade na aprendizagem e a subjetividade; – Reflexão sobre a subjetividade no contexto escolar, mediante os processos de ensinar e aprender; – Compreensão da aprendizagem como uma experiência, tendo em vista processos que envolvem o aprender e o não aprender; – Análise e estudos sobre possibilidades de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras, com foco na aprendizagem; – Atuação em processos de formação de professores, com ênfase na reflexão e proposições para o trabalho pedagógico e para o processo de aprendizagem. |
-
Linhas de pesquisa
1) Criatividade e subjetividade no processo de ensinar e aprender |
-
Pesquisas
1) Acompanhamento de uma experiência pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase nos princípios do Sistema Didático Integral de Mitjáns Martínez
Líder: Profa Dra Luciana Soares Muniz (Eseba/UFU) Profa Dra Albertina Mitjáns Martínez (Universidade de Brasília) Profa Dra Analúcia de Morais Vieira (Eseba/UFU) Profa Ma Clarice Carolina Ortiz de Camargo (Eseba/UFU) Profa Dra Juliene Madureira Ferreira (Universidade de Tampere/Finlândia) Profa Ma Lavine Rocha Cardoso (Eseba/UFU) Profa Ma Léa Aureliano de Sousa Machado (Eseba/UFU) Profa Dra Lucianna Ribeiro de Lima (Eseba/UFU) Estudante de Psicologia Maria Eduarda Matos da Cunha Lima Profa Ma Pâmela Faria Oliveira (Eseba/UFU) Profa Ma Paula Amaral Faria (Eseba/UFU) Profa Ma Vaneide Corrêa Dornellas (Eseba/UFU) Profa Ma Vanessa de Souza Ferreira Dângelo(Eseba/UFU) |