Livros

MUNIZ, Luciana Soares. Diário de Ideias: uma metodologia inovadora em experienciar, registrar e compartilhar. Curitiba: CRV, 2022a.

ACESSAR

MUNIZ, Luciana Soares. Diário de Ideias: no experienciar, registrar e compartilhar. Coleção Volume 1. Curitiba: CRV, 2022b.

ACESSAR

MUNIZ, Luciana Soares. Diário de Ideias: em investigações. Coleção Volume 2. Curitiba: CRV, 2022c.

ACESSAR

MUNIZ, Luciana Soares. Diário de Ideias Cantaroladas e Ideias trocadas. Coleção Volume 3. Curitiba: CRV, 2022d.

ACESSAR

MUNIZ, Luciana Soares. Diário de Ideias: minhas experiências. Coleção Volume 4. Curitiba: CRV, 2022e.

MUNIZ, Luciana Soares. Diário de Ideias: minhas experiências. Coleção Volume 5. Curitiba: CRV, 2022f.

ACESSAR

MUNIZ, Luciana Soares (Org.). Diário de Ideias: no esperançar das experiências. Curitiba: CRV, 2022.

ACESSAR

MUNIZ, Luciana Soares; FERREIRA, Juliene Madureira; LIMA, Lucianna Ribeiro; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina (Orgs.). Aprendizagem e trabalho pedagógico: criatividade e inovação em foco. Uberlândia: EDUFU, 2021.

ACESSAR

MUNIZ, Luciana Soares; DORNELLAS, Vaneide Corrêa; LIMA, Lucianna Ribeiro (Orgs.). Diário de Ideias: Experiências De Implementação e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Curitiba: CRV, 2022.

ACESSAR

MUNIZ, Luciana Soares; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Aprendizagem criativa da leitura e da escrita e desenvolvimento: princípios, metodologias e estratégias do trabalho pedagógico. Appris, 2019.

ACESSAR


MUNIZ, Luciana Soares. Diário de ideias: linhas de experiências. Uberlândia: CRV, 2020.

ACESSAR


MUNIZ, Luciana Soares. Diário de ideias: linhas de experiências. Uberlândia: EDUFU, 2020.

ACESSAR


Capítulos de Livros

MUNIZ, Luciana Soares; MITJANS MARTINEZ. Aprendizagem criativa da leitura e da escrita e o desenvolvimento da subjetividade. In: VIRGOLIM, Angela. Altas habilidades/ superdotação: processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. (Org.). Porto: Juruá, 2018.

MUNIZ, Luciana Soares; ALMEIDA, Pilar. O valor heurístico da categoria configuração subjetiva da ação. In: CAMPOLINA, Luciana de O.; MORI, Valéria D. Diálogos com a Teoria da Subjetividade: Reflexões e pesquisas. CRV: Curitiba, 2017.
ACESSAR.


MUNIZ, Luciana Soares; CUNHA, Myrtes Dias. . Saberes e Práticas Escolares em um Processo Coletivo de Avaliação: limites e possibilidades. In: Selva Guimarães Fonseca. (Org.). Currículos, Saberes e Culturas Escolares. 1ed.Campinas: Átomo e Alínea, 2007, v. 1, p. 7-225.
ACESSAR.


MUNIZ, Luciana Soares; ALMEIDA, Pilar. Diálogos entre as obras de Paulo Freire e Fernando González Rey: aproximações e diferenciações. In: Célio da Cunha; Maria Abádia da Silva. (Org.). Pensamento Pedagógico e Políticas de Educação. 1ed.Brasília: Liber Livro, 2013, v. 1, p. 3-378.
ACESSAR.


Titulações

MUNIZ, Luciana Soares. Experiências de Gratidão. Memorial para promoção de Professor Titular. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), 2020.

ACESSAR


MUNIZ, Luciana Soares. O Fórum de Classe na Escola pública: significados e práticas direcionados à construção de uma coletividade. Uberlândia, MG, 2006. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2006.

ACESSAR


MUNIZ, Luciana Soares. Aprendizagem criativa da leitura e da escrita e suas inter-relações com o desenvolvimento da subjetividade da criança. Brasília, DF, 2015. 314 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2015.

ACESSAR


Artigos

FERREIRA, J. M. ; KARILA, K. ; MUNIZ, L. S. ; AMARAL, P. ; KUPIAINEN, R. . Children”s Perspectives on Their Learning in School Spaces: What Can We Learn from Children in Brazil and Finland?. International Journal of Early Childhood, v. 50, p. 10, 2018.

DOWNLOAD

MUNIZ, Luciana Soares; CARLETO, Eliana Aparecida. Fóruns de avaliação qualitativa na escola de educação básica da universidade de Uberlândia. REVISTA OLHARES & TRILHAS. v. 19, p. 11-23, 2017.
DOWNLOAD

MUNIZ, Luciana Soares. Parceiros na escola: família e escola juntos no processo de ensinar e aprender das crianças. REVISTA OLHARES & TRILHAS. v. 24, p. 76-150, 2016.
DOWNLOAD

MUNIZ, Luciana Soares; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. A EXPRESSÃO DA CRIATIVIDADE NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 10, p. 1-16, 2015.
DOWNLOAD

MUNIZ, Luciana Soares; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Aprendizagem da leitura e da escrita: análise da produção científica. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, v. 8, n. 2, p. 951-981, 2013.
DOWNLOAD

MUNIZ, Luciana Soares. Educar na vida: entrelaçando parcerias no processo de aprendizagem. LINHA MESTRA/Edição Especial 18º Cole, v. 1, p. 3-103, 2012.
DOWNLOAD

MUNIZ, Luciana Soares; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Aprendizagem da leitura e suas inter-relações com o desenvolvimento da subjetividade. LEITURA. TEORIA & PRÁTICA, v. 1, p. 3-103, 2012.
DOWNLOAD

MUNIZ, Luciana Soares; NUNES, Carlos Alessandro. Perspectivas do Ensino da Matemática no 2º ano do Ensino Fundamental: o Cotidiano como Espaço-Tempo de Aprendizagem. OLHARES & TRILHAS (UFU), v. 9, p. 5-45, 2010.
DOWNLOAD

MUNIZ, Luciana Soares. Diário de ideias: linhas de experiências. Revista Presença Pedagógica, Ed 153, Ano 23, Junho, 2019.

DOWNLOAD


Prêmios

MUNIZ, Luciana Soares. Diário de ideias: linhas de experiências. 11º Prêmio Professores do Brasil/Ministério da Educação, 2018.

ACESSAR


Aulas Portal do Professor – MEC

A Professora Doutora Luciana Muniz elaborou mais de 200 aulas voltadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Um espaço elaborado com muita criatividade, inovação e cuidadosamente planejado para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem.

ACESSAR SUGESTÕES DE AULAS