• O que é o espaço “CriATIVA Criança”?

Um dos projetos idealizados pela Profa. Dra. Luciana Muniz é o Espaço “CriATIVA Criança” o seu objetivo é contribuir com o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, pelo protagonismo da criança nas ações de ler e escrever. Um Espaço Brincante com suas ideias, sua imaginação e curiosidade, em um contexto de músicas, dramatizações, danças, brincadeiras diversas que envolvam a experiência com a leitura e a escrita.

  • Metodologia

A criança tem contato com diferentes recursos materiais, assim como livros diversos, e outros, bem como diferentes suportes como folhas em branco, quadro verde de giz, tabletes e outros, para que possam pensar e exercer a escrita de forma plena, em uma experiência de leitura e escrita autoral.
Também almejamos para este espaço uma proposta de ateliê, que envolve a necessidade de cada criança em criar algo do seu interesse a partir da escrita e da leitura.
Para isso, os aprendizes são convidados a escolher o que será criado, planejar as ações para a efetivação de sua criação e avaliar todo o processo.
Nesta experiência educativa podemos oportunizar um contexto em sala de aula de incentivo à curiosidade, o questionamento, a busca de assumir metas, a necessidade de atuar com suas próprias elaborações de modo reflexivo e crítico, em um clima de segurança, confiança e exigência.

  • Para Começar…

Para contribuir com a expressão autoral dos estudantes, realizamos a leitura do livro ‘Nicolau tinha uma ideia’, de Ruth Rocha, e organizamos uma roda de conversa para que todos pudessem expressar suas ideias e as possibilidades de colocá-las em prática.

Nicolau Tinha Uma Ideia - Livros na Amazon Brasil- 9788516090852
Planejamento sobre o que, como, onde e com quem vamos pesquisar

 

  • Apoio dos familiares no processo

Após o trabalho em sala de aula com as histórias, solicitamos aos familiares o apoio na confecção de uma caixa personalizada, feita com os estudantes, para que pudessem guardar os itens utilizados para a realização do projeto, tais como: folha com o planejamento, recursos materiais (lantejoulas, glitter, cola, tesoura, papel crepom, tintas e outros recursos). As caixas ficam na escola, porém podem ser levadas para casa, quando algum estudante apresentar interesse em continuar o trabalho em outros espaços

Para potencializar esse momento, realizamos a leitura de duas histórias. A primeira foi O homem que amava caixas, de Stephen Michael King, com base no qual promovemos diálogos sobre as possibilidades afetivas e emocionais da história, estabelecendo relações com a vida de cada um dos participantes, bem como com as diferentes ideias que podem ser efetivadas com a utilização de caixas. A outra história foi Fora da caixa, de Ethan Long, com a qual enfatizamos a potencialidade de criações diversas que podemos fazer utilizando diversos materiais, tais como uma caixa

 

 

  • Projetos e temas elaborados pelas crianças em 2018

Qual é a ideia do projeto? Como e quais recursos materiais? O que faremos com a produção?
Livro sobre joaninha Como – Colagem e escrita
Recursos – Papel colorido, cola, glitter, enfeites, lantejoula, ajuda da professora
Ajudar os outros a ler
Jogos Como – pesquisar no google sobre jogos, colagem, escrita
Recursos – Cola, imprimir imagens dos jogos na internet
Para mostrar e compartilhar com a sala
Livro sobre borboletas Como – Tirar fotos, tirar fotos de árvores
Recursos – Papel, cola, glitter e lantejoulas
Ajudar os outros a ler
Album de foto de árvores Como – Tirar fotos, tirar fotos de árvores
Recursos – Cola, máquina, papel
Presente para a mãe
Lago com patos Como – Fazer pintura e colagem no papelão
Recursos – Canetinha, Tinta, glitter, cola e papelão 
Mostrar para as pessoas
Mapa mundi e globo Como – Globo/mapa
Recursos – Globo/mapa
Usar para ver os países
Pesquisa sobre folhas Como – Pesquisar em livros e internet usando computador e livros
Recursos – computador, livros, revistas
Mostrar para outras pessoas
Livros sobre as frutas Como – Pesquisa de frutas
Recursos – folhas, revistas
Eu vou ensinar para as pessoas sobre as frutas
Robô anti-estresse Como – Colagem no papelão
Recursos – Papelão, tampa, canetinha
Ficar feliz, boneco anti-estresse para ajudar as pessoas
Carro Como – Colagem em papelão
Recursos – Papelão e cola
Para brincar
Livro sobre folhas Como – Pesquisa de folhas
Recursos – Folhas de plantas, revistas
Presentear alguém e aprender sobre folhas
Lago e pista de carros Como – Colagens, pinturas no papelão
Recursos – Tinta, glitter, cola
Mostrar para as pessoas
Livro de colagens, escrita e desenho Como – Procurar palavras e imagens
Recursos – cola, tesoura, revistas
Presentear meus pais e pessoas que não sabem ler
Livro sobre princesas Como – Papel, cola, glitter, lantejoula
Recursos – Brincar
Ajudar os outros a ler
Livro sobre Beija-flor Como – Pesquisa de imagens
Recursos – Glitter, cola, tesoura
Ler
  • Momento de ateliê

Trabalhos com os projetos individuais e colaborativos

Cada estudante poderá utilizar recursos diferenciados e o foco está na sua própria atuação e nas trocas entre colegas e professores. Destinamos horários em sala de aula para a realização dos ateliês, em um movimento de imersão de todos em seus projetos, com trocas e apoio entre todos

  • Fotos de algumas produções

 

É possível organizar um trabalho singular, em que cada estudante desenvolva um projeto que envolva temas do seu interesse e que conte com a colaboração dos colegas. Nesse tipo de trabalho, os estudantes chegam à escola com o compromisso de dar continuidade ao seu próprio projeto. Há um conhecimento da turma de temas diversos que perpassam os interesses de cada um e de todos. Para isso, realizamos o planejamento de forma conjunta com toda a turma, em um trabalho personalizado de ensino e aprendizagem

 

 

 

 

  • Livro da turma

                                Espaço CriATIVA Criança

A partir de ideias e sugestões das crianças, foi criado o livro da turma, que surge da vontade de registrar as diversas ideias, e poder acessar a ideia dos colegas, cada um expressando seus interesses e conhecendo o do amigo.

Sessão de autógrafos e mostra dos projetos para a comunidade escolar

Todos os projetos são socializados com a turma e com a comunidade escolar, em exposições e apresentações orais. Esse espaço-tempo demanda do estudante o compromisso com sua aprendizagem, tendo em vista a criação total do projeto, definindo elementos como: ideia do projeto a ser desenvolvido; recursos materiais necessários; utilidade e/ou o que será feito com a produção realizada.