Convidamos vocês para fazerem parte da experiência com o “Diário de ideias: documentação no momento da pandemia”! É uma iniciativa inserida no subprojeto Comunicação, expressão e criação na arte de ler e escrever do Programa Diário de ideias, Programa Institucional da Universidade Federal de Uberlândia da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, cadastrado no SIEX/UFU.

O Diário de ideias (MUNIZ, 2020) tem sido amplamente utilizado no contexto da Educação Básica e qualifica um lugar de expressão própria, autoral e protagonista. Desta forma, pensamos em garantir um espaço-tempo de escuta, de compartilhar o que estamos todos vivenciando neste contexto de pandemia. Consiste em si, uma rica possibilidade de documentação do vivido, na autoria e protagonismo dos estudantes.

Esse momento atual que se marca como histórico para a humanidade, nos convida a muitas reflexões, as quais são potencializadas pelo próprio Diário de Ideias, uma vez que ele traz em sua essência um espaço para a expressão espontânea e para registrar o que vivemos e sentimos, concretizando um espaço-tempo autoral e protagonista para os participantes deste trabalho, de forma a transcender territórios e compartilhar com tantas outras pessoas, de diferentes lugares do Brasil e do mundo, nossas experiências, ideias, criações e sentimentos.

“O que temos feito, vivido, sentido, pensado, criado, imaginado, neste momento específico de pandemia?”

Cada registro contará com a foto do participante, o seu nome e o nome da instituição que está vinculado, bem como também com uma breve autodescrição sobre o participante. Um exercício de demarcar uma produção autoral de cada integrante, o que temos feito desde a gênese do Diário de ideias, com elementos da capa, que marcam a identidade do autor. 

 


Receber, reunir e documentar os registros feitos nos diários de ideias e/ou em outros recursos de registro abrangendo formatos de mídias variados (vídeo, áudio, imagem, dentre outros), produzidos por estudantes, professores, familiares, dentre outras pessoas que atuam na Educação Básica, para fins de documentação das experiências, sentimentos, ações, ideias, criações, que foram vividos neste contexto de pandemia, em relação ao Covid-19.

Criamos este espaço do nosso site exclusivo para o “Diário de ideias: documentação no momento da pandemia” e também teremos a publicação do E-book – Série: Diário de ideias: documentação no momento da pandemia.

A adesão será totalmente voluntária e de livre participação de pessoas que queiram enviar e divulgar seus registros de experiências vividas neste momento da pandemia. Destacamos que o essencial deste trabalho são as experiências vividas pelos participantes e que sentem a necessidade de registrar e compartilhar, suas experiências, sentimentos, ideias e também criações. Destinaremos aos participantes um espaço de registro de no máximo três páginas, tendo em vista o limite de páginas que poderá compor o e-book.

Envie suas produções pelo endereço de e-mail: diariodeideias.ebook@gmail.com

No item assunto coloque: Ebook <SEU NOME>

No e-mail você enviará como anexo:

– seus registros (até três páginas);

– o termo assinado.

– uma foto sua, nome completo, idade, ano de ensino e escola onde estuda;

Receberemos materiais até o dia 20/12/2020.