Por uma personalização do ensino e da aprendizagem

A metodologia de ensino proposta, consiste no exercício pleno de aprender a leitura e da escrita pela criança, em um processo de personalização do ensino e da aprendizagem. Pelo pertencimento do aprendiz ao contexto de aprendizagem, que envolve seu protagonismo na própria organização do processo a ser vivido, tendo em vista a organização de espaços para criação de ideias próprias e novas que transcendem o que está posto, em um processo de aprendizagem criativa.

Desta forma, os objetivos de aprendizagem são elaborados com os aprendizes e assumidos de forma conjunta para pensar o caminho do aprender a ser trilhado. Assumimos um trabalho pautado na ludicidade, que conta com um processo de imaginação, problematização e experimentação.

A leitura e a escrita participam da vida da criança na escola como um todo, criando uma comunidade educativa.

A família é parceira e experiencia um percurso formativo no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita das crianças, assim como formamos redes de saberes com outros espaços sociais, o que caracteriza a escola na cidade. O conhecimento é divulgado via jornal da turma, cadernos com as narrativas e outra possibilidade de exercer a a leitura e a escrita como uma experiência subjetiva. O processo de aprender é avaliado pelos participantes (crianças, professores, familiares e outros) em momentos de Fórum de Diálogo, processo em que são tomadas decisões de continuidade e/ou mudanças no caminho trilhada para aprender.

Princípios norteadores